• (16) 3724 3522
  • contabil@contabilcruzeiro.com.br

Cura da Aids, homens amamentando, luvas inteligentes e mais

Com o passar dos anos, a tecnologia evolui e cientistas conseguem atingir feitos inéditos até então. Nos últimos 10 anos não foi diferente, por isso, o Olhar Digital listou 16 avanços tecnológicos da última década que podem surpreender muita gente.

1. Duas pessoas curadas do HIV

Em 2009, um homem infectado com o vírus do HIV recebeu um transplante de células-tronco de um doador geneticamente resistente ao vírus. Ele foi a primeira pessoa considerada curada do HIV no mundo. Em 2019, outro paciente recebeu transplante de células-tronco que trocaram seus glóbulos brancos por resistentes ao HIV e em exames posteriores não havia sinal do vírus.

2. Visão parcial restaurada em pessoas cegas

Este ano, seis participantes cegos de um estudo receberam um implante que transmite imagens em vídeo diretamente para o cérebro. Orion, como é chamado o sistema, funciona por meio de uma câmera conectada a um óculos e envia as imagens para eletrodos implantados no córtex visual, permitindo que a pessoa tenha visão parcial.

3. Garçons robôs na China

Em 2018, um restaurante chinês anunciou que passaria a usar pequenos robôs para servir seus clientes. A máquina se aproxima da mesa, levanta uma tampa para mostrar a comida e ainda pede para os clientes “aproveitarem a refeição”.

4. Filmes em realidade virtual

A Dreamscape Immersive lançou a primeira experiência cinematográfica de realidade virtual em 2018. O filme é uma simulação interativa de 15 minutos realizada em Los Angeles e Dallas.
5. Experiências de realidade virtual nos carros

A empresa Holoride, que trabalha para promover o futuro do entretenimento em veículos, usou um carro da Ford para criar a primeira experiência de realidade virtual em veículos.

6. Controlar o JavaScript com o pensamento

Charlie Gerard conseguiu controlar o JavaScript com a mente em 2018. A desenvolvedora conseguiu mover um cubo 3D no navegador. Para isso, criou diversos comandos mentais como empurrar, girar para esquerda e levantar.

7. Protótipo para homens amamentarem

A designer de produtos Marie-Claire Springham criou um kit que permite que homens amamentem seus filhos. Para isso, os pais teriam que tomar progestina durante nove meses para produzir o leite, além de ingerir domperidona quatro vezes ao dia, e usar um equipamento para conseguir amamentar o bebê.
8. Máquinas que entregam remédios nos hospitais

Em 2018, a Aethon criou um robô que pode entregar materiais, medicamentos e suprimentos clínicos para qualquer lugar.

9. Carros com simulador de lareira e peido

A equipe de Elon Musk equipou carros da Tesla com o “modo romance” onde aparece uma lareira acesa no painel, e com um simulador de peido (sim, isso mesmo que você leu) com direito a seis ruídos diferentes.

10. Engenharia de metal sem ranhuras

Foi divulgado em 2019 um processo de fabricação de metal conhecido como “fabricação por descarga elétrica”. O metal é produzido por uma corrente elétrica que produz um calor de até 12 mil ºC, fazendo cortes precisos. Com isso, mal se pode ver a divisão das duas peças quando juntas novamente.

11. Luvas que traduzem linguagem de sinais

Uma luva criada em 2017 por pesquisadores da Universidade da California em San Diego é capaz de reconhecer as palavras ditas na linguagem dos sinais e enviar para um computador como texto.

12. Veículo elétrico individual

A Electra Meccanica colocou à venda em 2019 um pequeno carro elétrico de três rodas para uma pessoa. O veículo leva três horas para carregar completamente e é compatível com estações universais de carregamento.
13. Pneus que se adaptam à condição da estrada

O “pneu inteligente”, que se ajusta dependendo da condição da estrada, foi lançado pela primeira vez em 2016, mas a Hexonic começou a comercializar em 2018 seu modelo para carros autônomos.

14. Tecnologia 3D para cirurgia no cérebro, imobilização e outras funções médicas

A chinesa Sichuan Revotek é uma empresa de biotecnologia. Além de equipamentos médicos como gesso e equipamentos para cirurgia cerebral, produz vasos sanguíneos em 3D feitos de células-tronco e já implantou em macacos. A descoberta é um avanço para desenvolver órgãos artificiais.

15. Pontos sem agulha

O DermaClip é vendido desde 2014 e permite colar os dois lados de um corte até que ele cicatrize.

16. Regulador de temperatura individual

Os engenheiros da Universidade da California em San Diego estão aprimorando um termostato vestível que pode fornecer refrigeração ou aquecimento da pele do usuário.

 

Fonte: olhardigital.com.br - 11/11/2019